entre cafés

entre cafés

Arte

Criando com Aquarela | Parte 2

técnicas básicas da pintura

Avatar de Rafa Sayuri
Rafa Sayuri
ago 28, 2025
∙ Pago
3
1
1
Partilhar

Técnicas Básicas

Dando continuidade à lição anterior, hoje vamos explorar técnicas básicas para você começar suas primeiras aquarelas. São técnicas simples, mas que te permitirão fazer vários tipos de pintura.

Caso não tenha visto a primeira parte, clique aqui para acessar🧡

CAMADAS:

A pintura em aquarela geralmente é feita em camadas.

  • Quanto mais camadas da mesma cor você aplicar, mais escura ela ficará. Por isso, uma dica para quem ainda está ganhando segurança é: prefira escurecer a cor aplicando várias camadas leves, em vez de tentar fazer tudo de uma vez.

  • Como a aquarela é transparente, depois de aplicar uma cor escura não é possível cobri-la com um tom mais claro. Por isso, sempre comece com as cores mais claras e vá escurecendo aos poucos.

  • A transparência da tinta também significa que a ordem das camadas pode alterar o resultado final, criando nuances diferentes a cada sobreposição.

  • Para passar para a próxima camada sempre espere a tinta secar, pois você pode retirar do papel a tinta que já passou. No entanto, caso queira fazer tipo “a técnica aguada” e misturar diferentes tonalidades diretamente no papel, não é necessário esperar a secagem.

Exemplos de como funcionam as camadas:

@dearannart

COMO USAR A TINTA:

Na técnica de pintura com aquarela, você sempre mistura a tinta com água (no godê). A quantidade de água que irá adicionar, vai depender da tonalidade da cor que deseja (quanto mais água, mais claro fica o tom). Além disso, a água também influencia o efeito da pintura, deixando-a mais aquosa ou mais concentrada.

Para começar:

  1. Coloque um pouco de tinta no godê (não precisa ser muito pois a água faz a tinta render bastante);

  2. Molhe o pincel na água, depois dê uma batidinha no paninho/papel, para tirar o excesso da água ou vá direto com ele na tinta, e pode tirar o excesso depois;

  3. Dica: teste a cor antes de ir para o papel oficial, para verificar se a tinta está na cor que deseja. Teste pintar em outro papel para ver. Se a cor ficou muito escura, coloque mais água ou se ficou muito clara, coloque mais tinta.

Quando a cor estiver no tom desejado, você pode começar sua pintura!


TIPOS DE TÉCNICAS:

Para conseguir diferentes efeitos na aquarela, existem algumas técnicas para chegar nesses resultados. A seguir apresento algumas delas:

exemplos das técnicas que serão apresentadas

1. Tinta sobre seco

  • Molhe o pincel na água e depois carregue com a tinta escolhida.

  • Aplique no papel seco, criando traços ou preenchimentos com a cor.

Essa técnica considero mais fácil para controlar a água e deixar a pintura mais definida.

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a entre cafés para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Rafa Sayuri
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura